2ª Temporada de The Last of Us encerra prometendo muito, mas entregando pouco!
Sim, chegamos ao último episódio de The Last of Us nesta segunda temporada, e não podemos ser hipócritas se dissermos que não existia uma grande expectativa para que o encerramento fosse no mínimo denso e intenso. Contudo, para que isso ocorra, os caminhos são um tanto tortuosos, rápidos e covardes!
Após deixar Nora para morrer, Ellie reencontra Jesse e Dina. Logo o trio decide encontrar Tommy e deixar o local, não antes de Ellie contar a namorada o que realmente Joel havia feito para salvá-la. Mas o caminho para deixar Seattle não será tão simples, principalmente agora que Ellie sabe onde Abby possivelmente está!
40 minutos de pura enrolação
The Last of Us nesta segunda temporada fez um grande exercício de falta de ritmo!
Por mais que exista uma construção de arcos maior e uma expansão de certos pontos da história do game, a falta da constância na narrativa se tornou cada vez mais visível. E esse último episódio comprova isso muito bem.
Entre as conversas de Jesse e Ellie, as fugas pela cidade, e a quase total falta de conflitos, o episódio sete se tornou cansativo, enfadonho, e parecia que não sabia ao certo como chegar no momento que os fãs já haviam entendido que a história iria ser “pausada” para continuar na terceira temporada.
Ao mesmo tempo as contradições de personalidade dos personagens tornam tudo ainda menos aceitável, e quando se espera que algo realmente aconteça, temos mais diálogos, em um embate de triangulo amoroso que não deveria ser o foco deste capítulo. E sim, o espectador precisa ter muita paciência para continuar! Algo que ele ficou calejado nessa temporada!

5 Minutos que salvam
Para chegarmos aos cinco minutos que realmente importam, precisamos ver idas e vindas por Seattle que não levam a nada, conflito ideológico sobre salvar um serafita ou não, mais ciúmes de um corno e uma Bella Ramsey mal dirigida!
E esse ponto torna as coisas mais difíceis, pois o pouco de empatia que Ellie conseguiu nos últimos capítulos, se esvai com a chuva que ela enfrenta ao longo dos minutos.
Assim, chegamos a uma sequência na ilha dos Serafitas que nos leva para lugar nenhum, apenas para mostrar como “eles são maus também”, para que a protagonista não fique com o sentimento de heroísmo para com essas figuras!
Logo, os minutos com Owen e Mel são rápidos e nada impactantes, o que deveria ser totalmente o contrário. Pois Ellie parece não saber nem usar uma arma nessa cena, sendo que a mesma já atirou várias vezes com maestria. Novamente, quebra de elementos que construíram a personagem ao longo do caminho. E nem o momento para tentar ajudar Mel carrega o peso emocional suficiente.
E aí fica a cargo de Kaitlyn Dever salvar esse episódio final, aparecendo por no máximo dois minutos e mostrando a todos os outros personagens como se realmente entrega raiva, dor e perda.
Desta forma, o corte seco para outro momento a ser desenvolvido na próxima temporada revela que este ano de The Last Of Us estava mais preocupado em estender a história, para monetizar o máximo possível, do que realmente ser corajosa com o que realmente queremos ver em tela.

E vale a pena assistir?
O episódio final da 2ª temporada de The Last of Us é anticlimático, cansativo e desperdiça um potencial enorme que somente é compensado pelos cinco minutos finais com a aparição de Kaitlyn Dever como Abby.
Logo o que fica para o espectador é o corte seco no momento final do capítulo para outra situação a ser desenvolvida na próxima temporada revelando que este ano de The Last Of Us estava mais preocupado em estender a história, para monetizar o máximo possível, do que realmente ser corajosa com o que realmente queremos ver em tela.
E esses altos e baixos da temporada deixam aquela sensação de que faltou emoção, faltou ser audaz e faltou entrega nas atuações quando se fazia necessário. Sobrando então um caminho tortuoso para os espectadores e uma vontade imensa de jogar o game novamente para compensar o que não encontramos aqui!
Sobra covardia no roteiro e medo de fazer o que realmente The Last of Us representa. Ou seja, faltou The Last of Us em sua essência aqui!
A 2ª temporada de The Last of Us está disponível na HBO MAX!
- Veja também: Leia mais sobre The Last of Us aqui
O episódio final da 2ª temporada de The Last of Us é anticlimático, cansativo e desperdiça um potencial enorme que somente é compensado pelos cinco minutos finais com a aparição de Kaitlyn Dever como Abby.