O que esperar da 7ª temporada de Black Mirror? A gente te conta!
A Netflix divulgou nesta segunda-feira (31) um novo trailer e os nomes dos episódios da 7ª temporada de Black Mirror, sua aclamada antologia que explora dilemas envolvendo tecnologia e ficção científica. Neste texto, vamos analisar o trailer, destacar detalhes do vídeo e examinar as capas de cada episódio para tentar descobrir o que vem por aí.
Antes de nos aprofundarmos em cada um dos seis episódios da 7ª temporada, quero olhar um pouco para trás e destacar algo que a temporada anterior intensificou na antologia: a presença marcante do terror. Para muitos, a tecnologia acabou ficando em segundo plano. No entanto, pelos trailers, acredito que a próxima temporada buscará um equilíbrio melhor entre esses elementos.
Agora, sem mais delongas, vamos analisar cada episódio e tentar decifrar a narrativa por trás de cada um. Lembrando que tudo aqui é 100% especulação, ok?
Pessoas comuns

O primeiro episódio gira em torno de um casal que adquire o Rivermind, uma tecnologia anunciada como uma revolução na ciência neurológica.
A cientista ou médica que vende essa tecnologia ao casal, destinada a ser aplicada na esposa — aparentemente devido a alguma doença cerebral — afirma ser um exemplo de sucesso, o que leva a crer que ela mesma utiliza o Rivermind.
O trailer mostra uma cena em que a protagonista desmaia na frente de seus alunos e, em outro momento, ela questiona o fato de estarem passando propagandas através dela. O Rivermind expande a mente humana ou talvez traga vida a uma mente morta, mas tudo tem seu preço, e, aparentemente, ele é bem caro.
Algo curioso no trailer é que o marido usa um app no celular, onde consegue elevar o nível de serenidade da esposa. Será que esse nível de consciência dura mais conforme o plano que você paga, assim como a remoção dos anúncios?

A capa do episódio, no topo do texto, também reforça esse tom de drama. Nela, o marido está beijando a esposa, e para isso ele a puxa de maneira quase desesperada, como se tentasse trazê-la de volta e estivesse recebendo isso de forma fragmentada.
Me arriscaria a dizer que “Pessoas Comuns” tem uma super vibe de “Volto Já”, o primeiro episódio da 2ª temporada, que apresenta o dilema de uma mulher que perde seu companheiro e compra um robô super realista, que tem as memórias dele e até fala como ele.
Bête Noire (Ódio de Estimação)
Bête Noire (Ódio de Estimação) é o segundo episódio da 7ª temporada de Black Mirror, e confesso que meu lado detetive sofreu para tentar decifrar algo do que foi mostrado. Mas, sim, tenho uma boa teoria sobre o que será abordado aqui.
O trailer foca em duas colegas de trabalho que aparentemente se conhecem de fora dali. Conforme o vídeo se desenrola, uma delas vai ganhando tons de vilã e é acusada de manipulação.
Acredito que as respostas que podem trazer um pouco mais de clareza sobre o que este episódio vai abordar estão no título e nas capas dele. Sim, capas, este episódio tem duas capas e elas trazem mensagens diferentes. A capa da ‘vilã’ transmite a mensagem “A vingança pode ser doce”, enquanto a capa com a mocinha desabafa que “O trabalho pode ser tóxico”.


Meu palpite é que este episódio tem nuances da série Ruptura. Acredito que as duas personagens sejam a mesma pessoa e que tudo isso faça parte de um teste da empresa para uma tecnologia capaz de separar o lado negativo e qualquer sentimento que possa prejudicar o desempenho da funcionária, deixando apenas o lado produtivo.
Por que esses dois lados estariam se confrontando? Porque, dessa forma, o lado produtivo ganha ainda mais força e lealdade. Além disso, é uma maneira de mantê-lo seguro, sob a perspectiva de o lado ruim como um “ódio de estimação”.
Hotel Reverie

Hotel Reverie apresenta a proposta de criar um filme em tempo real por meio de um sistema chamado ReSonhar. Nele, a protagonista interage com IAs, constructos que, à primeira vista, não parecem representar um problema.
Em uma cena do trailer, a protagonista afirma a uma IA que nada daquilo é real, mas é confrontada quando ela responde ser tão real quanto ela.
Aparentemente, o episódio abordará um tema muito presente em nossa realidade: a interação com IAs, e trará uma história de amor derivada disso. A protagonista parece se apaixonar por uma atriz de IA.

Mas nem só de amor viverá essa trama. Um trecho do vídeo mostra uma possível tentativa de assassinato da protagonista, talvez alguma IA revoltada, ciúmes? Bom, vamos ter que esperar para descobrir.
Brinquedo

Brinquedo promete ser um dos episódios mais aterrorizantes da antologia Black Mirror. A trama parece se passar em um estúdio onde pessoas trabalham em um jogo com uma proposta ousada: os NPCs são, na verdade, pessoas ou mentes reais.
Aparentemente, um jogador — ou talvez um prisioneiro do projeto — acaba perdendo a sanidade por conta desse contato entre ‘NPC real’ e player.

De fato, o trailer revela pouco sobre a trama do episódio, mas meu feeling diz que este será um dos mais marcantes, não apenas da temporada, mas de toda a série.
Além disso, os cachorrinhos amarelos do jogo meio que já se tornaram mascotes da temporada. Será que temos um novo fenômeno à la Waldo?
Eulogy

Eulogy, que em tradução literal significa “elogio”, parece ser um episódio profundo e melancólico. Nele, o protagonista utiliza uma tecnologia que lhe permite reviver e selecionar lembranças de alguém que já partiu.
Inicialmente, ele começa a reviver esses momentos, mas algumas portas não foram feitas para serem abertas — e acredito que a morte seja uma delas.
O episódio deve explorar o fardo do luto e a esperança — talvez ilusória — de que a tecnologia não apenas pode amenizá-lo, mas também reescrever histórias mesmo após o ponto final.
USS Callister – Infinity

USS Callister – Infinity é uma continuação direta de USS Callister, lançado em 2017. Esta é a primeira vez que a antologia traz uma sequência de uma história já contada anteriormente.
Bom, não há muito o que ser descoberto aqui. Depois que a tripulação consegue se livrar do grande vilão, descobre que o preço dessa fuga é percorrer um infinito universo sem pausas.
A expectativa que o trailer deixa é que USS Callister – Infinity será um episódio divertido, cheio de ação, já que os tripulantes devem enfrentar “30 milhões de jogadores”.
A 7ª temporada de Black Mirror estreia no dia 10 de abril na Netflix.
- Veja também: Confira os novos pôsteres de Karate Kid: Lendas