Moana 2 continua a aventura de forma divertida, ainda que não tenha o mesmo impacto.
Talvez uma das grandes surpresas dos últimos tempos na cultura pop foi o anúncio de Moana 2. Justamente num momento em que pouco se sabia da produção, e principalmente porque um live-action baseado no filme de 2016 entrava em elaboração. Ou seja, um caos para entender os rumos da Disney com essa história.
Assim, Moana 2 chega aos cinemas continuando a história de forma divertida, mas sem possuir o mesmo impacto do primeiro longa. Mesmo com um visual que enche os olhos, canções interessantes e novos personagens, faltam camadas, personalidades e um senso maior, e concreto, para as motivações apresentadas. Moana segue como uma das melhores personagens da Disney, justamente pelo fato de conseguir navegar por algo tão raso como a narrativa aqui apresentada!
Fale Mais Sobre Isso
Moana continua sua jornada de guiar seu povo pelos mares. A jovem deseja conectar outros povos à sua tribo, mas tudo parece tão distante. Assim, quando descobre que um deus maligno lançou um feitiço sob uma ilha capaz de conectar à todos pelo mar, Moana parte em uma aventura para quebrar essa maldição. Lógico, contando com a ajuda de Maui, o semideus.
Um filme feito às pressas?
David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller comandam a produção que seria, originalmente uma série para o Disney+, afim de estabelecer continuidade a história de Moana. Porém, no meio da produção foi decidido que o seriado se tornaria um longa-metragem, mudando completamente vários aspectos.
Quando você entende essa parte da história por trás das “câmeras”, percebe que certos elementos, e falta de alguns, dessa continuação fazem sentido. Como no emprego do CGI que carece de detalhes, os cortes de cenas abruptas, ambientações opacas e até uma queda na forma que os personagens se movimentam. Sim, visualmente é uma animação bonita, mas nada grandioso se compararmos ao primeiro longa.
Ao mesmo tempo, ao aumentarem o que já é conhecido narrativamente, surge um senso de urgência que pode incomodar os mais atentos. Onde os momentos se resolvem de forma apressada, sem tantas camadas para entendermos sua construção (Vide o que acontece com Maui que é logo consertado). O que faz tais situações serem preenchidas com canções.
Eis outro ponto incômodo aqui: As músicas!
A canção-tema ‘Além’ é muito bonita, profunda, mas novamente com um refrão e estrofes extensas demais para uma criança sair cantarolando. Já a música do Maui dessa vez parece que foi feita apenas para que o Dwayne Johnson tivesse seu momento para cantar no original, sendo totalmente dispensável. Aliás, “De Nada”, do primeiro filme, ainda é imbatível.
Logo, Moana 2 é uma boa continuação que deixa claro que foi feita às pressas para talvez amenizar certos fracassos em animação da Disney nos últimos tempos, como Wish: o Poder dos Desejos. E se esse for o caso, coitada da nossa navegadora que merecia muito mais!
Ainda bem que temos Moana!
Moana quer conectar os povos, e sabe que eles estão em algum lugar do oceano. E chegar a essa ilha, quebrar a maldição que os afasta é sua prioridade, mesmo que isso custe o seu retorno ao lar.
A narrativa de Moana continua trazendo um senso de coletividade carregado de sentimentos. Justamente, por termos uma personagem que busca esse aspecto, a animação cresce em tela, passando por cima dos percalços técnicos.
Pois Moana é cativante, carismática e o espírito de aventura conquista qualquer espectador. O mesmo não podemos dizer das novas adições ao barco da jovem, por mais que sejam personagens interessantes e com habilidades distintas, em nada são construídos ao longo da história.
E alguns foram feitos para vender brinquedos com toda a certeza. Esse é o caso da irmã da Moana, Simea.
Contudo, nesse agitado mar de acertos e defeitos dessa continuação, Moana estabelece o mesmo feito do seu longa anterior, emocionar. Há toda uma sequência que evoca cultura, passado, história de um povo e novamente, coletividade. Por isso é possível passar pela onda mais densa de infortúnios na direção, e aproveitar a animação de forma divertida!
E Vale a pena Assistir?
Moana 2 continua a história de forma divertida, mas sem possuir o mesmo impacto do primeiro longa.
Mesmo com um visual que enche os olhos, canções interessantes e novos personagens, faltam camadas, personalidades e um senso concreto para as motivações apresentadas. Apesar de tudo isso, Moana segue como uma das melhores personagens da Disney, justamente pelo fato de conseguir navegar por algo tão raso como a narrativa aqui apresentada!
Moana 2 está em cartaz no Cine A!
Importante: Moana 2 possui uma cena pós-créditos!
Moana 2 continua a história de forma divertida, mas sem possuir o mesmo impacto do primeiro longa.