Enfeitiçados da Netflix é bom, mas nem tanto!
O grande problema de algumas animações é justamente o fato de tentar ser algo que certamente não tem base para sustentar. Mesmo que a ideia seja interessante, os personagens tenham camadas e até mesmo o local onde tudo acontece tenha algo a oferecer, se não houver personalidade, será apenas mais uma produção genérica com boas intenções não executadas!
É justamente isso que encontramos em Enfeitiçados da Netflix. A animação é boa quando se atém nas características mágicas da história e nos momentos de aventura, porém quando procura emular um “selo Disney de cantoria“, tudo sai fora do programado. Acabando por não conquistar pelas canções, deixando de lado sua mensagem e entregando uma falta de carisma constante. Infelizmente nem todo mundo tem aquela magia capaz de enfeitiçar!
Fale Mais Sobre Isso
Ellian está completando 15 anos e como qualquer adolescente, quer viver o máximo de aventuras possíveis. Porém, pelo fato de ser a princesa do reino onde vive, existem obrigações, principalmente depois que seus pais, o rei e a rainha, foram transformados em monstros. E agora, manter esse segredo virou uma tarefa difícil, por isso Ellian vai embarcar numa jornada para tentar reverter a magia que enfeitiçou seus pais.
Existem boas intenções aqui
O fato é que ‘Enfeitiçados’ é um filme repleto de boas intenções, ainda que o produto final careça de carisma.
A direção busca construir momentos engraçados, que na maioria das vezes funcionam, possuindo até mesmo aqueles personagens fofos para chamar a atenção das crianças, e entregar uma personagem principal repleta de empolgação.
Mas tudo isso fica de lado pelo fato das canções não se encaixarem com o restante da trama.
Apesar dos ritmos mesclarem salsa, pop e até um toque de samba, nenhuma música é realmente empolgante (Talvez a dos Oráculos possua mais personalidade), ou faria alguém sair cantarolando. Pelo contrário, quando começa a próxima sequência, você já se esqueceu totalmente da anterior.
E isso transforma a protagonista num emulado de tudo o que já vimos anteriormente. Ainda que o correto seja não realizar comparações, não há como não pensar em outras princesas da atualidade que saíram em “missões” fora do convencional dos contos de fadas e cantavam ao mesmo tempo!
Desta forma, mesmo bom emprego da computação gráfica, e com uma criação de mundo única, ‘Enfeitiçados’ não consegue engatar um ritmo realmente competente. E quando parece acertar, retorna ao ponto anterior com uma música que soa mais como um “copia e cola” da Disney, mas sem a mesma “magia” capaz de encantar o público!
É sobre família, mas não do jeito que você pensa!
Ellian quer trazer os seus pais ao estado normal, mas e se for por conta das atitudes dos próprios rei e rainha que essa maldição aconteceu, qual seria a melhor forma de reverter tudo isso?
A narrativa de ‘Enfeitiçados’ dialoga com um aspecto muito interessante, a configuração contemporânea de muitas famílias. Pois muitas crianças irão criar uma identificação natural da forma como a história vai criando o caminho para o seu desfecho.
E esse mérito é impossível remover da animação, pois essa construção do roteiro se faz exímia aqui.
Porém, se o longa se apegasse a isso de uma forma mais direta e constante, certamente não haveria espaço para sequências que em nada acrescentam. Como os do membros da corte com um plano nada inteligente, ou a General que se não existisse na trama, não faria falta. Até mesmo o reino em si é pouco explorado.
Em contrapartida, Ellian possui camadas que se desenvolvem de forma competente no decorrer da obra, e os dois Oráculos que surgem são personagens que gostaríamos de ver mais. Apesar de novamente ofuscados pela obrigatoriedade de uma canção sem inspiração.
Logo, Enfeitiçados é sobre família e suas novas formas de construção, e este ponto poderia ter sido o fundamental para não precisar apelar para as notas musicais.
E Vale a pena Conferir?
Enfeitiçados é uma boa animação quando se atém nas características mágicas da história e aos seus momentos de aventura, porém quando procura emular um “selo Disney de cantoria”, tudo sai fora do programado.
Desta forma, o filme acaba por não conquistar pelas canções, deixando de lado sua mensagem e entregando uma falta de carisma constante.
Infelizmente nem todo mundo tem aquela magia capaz de enfeitiçar!
Enfeitiçados está disponível na Netflix!
- Veja também: Você precisa assistir Wicked!
Enfeitiçados é uma boa animação quando se atém nas características mágicas da história e aos seus momentos de aventura, porém quando procura emular um "selo Disney de cantoria", tudo sai fora do programado.