Bora falar sobre a a Evolução dos Soulslike
A série Dark Souls, com seus sucessores e spin-offs, revolucionou a indústria dos videogames, dando origem a um gênero próprio: O Soulslike.
Esses jogos, caracterizados por sua dificuldade desafiadora, mundos ricos e narrativas enigmáticas, cativaram milhões de jogadores ao redor do globo. Mas como a FromSoftware conseguiu construir um império a partir de uma fórmula aparentemente simples? Vamos explorar a evolução dos Soulslike, desde as raízes de Dark Souls até o mais recente e ambicioso, Elden Ring.
“Ah, mas pra que falar de DS agora?” Por que eu quero, agora vem comigo, vamos a esse compilado de masoquismo em forma de jogo!
A curva de aprendizado: um desafio crescente ou uma barreira impenetrável?
Um dos aspectos mais marcantes dos Soulslike é sua curva de aprendizado íngreme. A morte é constante companheira do jogador, servindo não como punição, mas como um incentivo para aprender com os erros e aprimorar suas habilidades.
Essa mecânica, presente desde o primeiro Dark Souls foi refinada ao longo dos anos, com a FromSoftware encontrando o equilíbrio perfeito entre desafio e recompensa. Quero dizer, quase sempre… Na maior parte do tempo você morre, morre, morre, morre… E talvez ganhe um item útil depois.
A cada morte, o jogador não apenas recupera seus itens perdidos, mas também ganha um conhecimento mais profundo sobre os inimigos, os ambientes e as próprias mecânicas do jogo. Mesmo com a sequência de mortes que informei acima, a cada morte é normal aprender algo, as vezes um movimento do inimigo, como ele vai agir a distância ou de perto.
A narrativa: De lacunas a mundos imersivos
Os Soulslike são famosos por suas narrativas enigmáticas, contadas através de itens, diálogos e design de níveis… Essa abordagem, que pode parecer frustrante para alguns, é intencional.
A FromSoftware busca criar um mundo que o jogador explore e descubra por si mesmo, incentivando a imersão e a interpretação pessoal. Ao longo dos anos, essa abordagem evoluiu, com os jogos mais recentes oferecendo pistas mais claras e personagens mais expressivos, sem comprometer a atmosfera misteriosa que caracteriza o gênero.
Mas se puxar na memória o Dark Souls, o primeiro, é fácil notar como o jogador não faz ideia de como acabou ali. Você passa o jogo inteiro lendo itens, lendo diálogos e tentando entender o que desgraça é um Gwyn, o que é a última chama, porque aquilo é a humanidade e afins.
O combate: Da precisão à liberdade
O combate nos Soulslike é uma dança mortal, que exige precisão, timing e adaptabilidade. A FromSoftware desenvolveu um sistema de combate profundo e gratificante, que permite ao jogadores criar combos personalizados e explorar diferentes estilos de jogo.
Com cada novo título, o combate se torna mais fluido e responsivo, oferecendo uma experiência cada vez mais satisfatória. Além disso, a variedade de armas e magias permite que os jogadores encontrem o estilo de jogo que mais se adapta ao seu gosto.
Claro, nem sempre foi assim. No inicio com Demon Souls e Dark Souls haviam diversos momentos onde você sofria mais com bugs do jogo do que com a dificuldade de combate. Mas atualmente, as possibilidades de começar de uma forma e se adaptar ao longo da campanha são enormes.
A influência cultural e a estética
A estética dos Soulslike é marcadamente sombria e gótica, com influências claras da mitologia japonesa e da literatura clássica. A FromSoftware cria mundos que são ao mesmo tempo familiares e estranhos, evocando um sentimento de nostalgia e melancolia. Essa atmosfera única, combinada com a dificuldade desafiadora, contribui para a imersão do jogador e cria uma experiência memorável.
Mas eu sei, eu sei que não é isso que você quer ler aqui… A melhor parte da estética é o Fashion Souls! A ideia de ficar bonito pra foto quando descer o cacete no boss safado. O termo é antigo já, onde os jogadores tentam ficar “bons pra foto” enquanto mantém bons status.
A From Software ajuda, as vezes. Tem itens com status incríveis, mas que são tão feios que não dá vontade de usar. Agora, nada supera o Fashion Souls do “Let Me Solo Her”, o básico, mas um luxo!
A influência dos Soulslike em outros jogos
A popularidade dos Soulslike não passou despercebida por outros desenvolvedores. A fórmula de combate desafiador, a exploração de mundos interconectados e a narrativa enigmática se tornaram elementos comuns em diversos jogos, desde títulos independentes até grandes produções de AAA.
A influência dos Soulslike pode ser vista em jogos como Nioh, Sekiro: Shadows Die Twice, Code Vein e até mesmo em títulos fora do gênero, como Darkest Dungeon.
Essa disseminação do gênero é um sinal do sucesso dos Soulslike e da sua capacidade de inspirar novas ideias e abordagens na criação de jogos. Ao mesmo tempo, a influência dos Soulslike também levanta questões sobre a originalidade e a identidade dos jogos que se inspiram nesse gênero.
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