A CCXP 2024 demonstrou uma mudança na formato, e nas dinâmicas do maior evento de cultura pop do Brasil. E bora falar sobre isso!
Se você esteve fora da internet, ou como dizem os jovens, não cronicamente on-line nos últimos dez anos, talvez não saiba o que é a CCXP, ou melhor, a Comic Con Experience.
O evento, iniciado em 2014, é hoje considerado a maior celebração da cultura pop no mundo, envolvendo séries, filmes, quadrinhos, games, animes, e chegou a sua 11ª edição, levando mais de 290 mil pessoas ao São Paulo Expo, em quatro dias de evento na sua última edição realizada de 05 à 08 de dezembro de 2024.
E assim como tudo na cultura pop, a CCXP também está mudando, e a tendência é que continue dessa forma. Calma, antes de qualquer desespero, vamos por partes para entender.
Espaço para além das novidades
Nitidamente este ano a CCXP estava mais concentrada em experiências palpáveis, não que nos anos anteriores não fosse dessa forma, mas a ausência de certos estúdios com seus anúncios, fez com que o foco da feira mudasse. E ampliasse nichos, dentro e fora auditório principal.
Os animes e toda a parte de cultura pop oriental ganharam um palco maior e com mais atividades, algumas apresentações foram colocadas em auditórios menores e estandes de grandes marcas do cenário de games se tornaram as principais atrações em 2024. Sem contar os estúdios conhecidos que ocupavam quadras do pavilhão com produções que estão consolidadas, e são queridas dos espectadores visitante da feira.
E tudo isso para suprir um público que está cada vez mais presente: Aqueles, ou aquelas, que estão ali pelas ativações, brincadeiras e ganhar brindes, do que necessariamente sentar por 50 minutos ouvindo alguém, ou ficar andando de um lado a outro.
Sim, cada vez mais, boa parte dos presentes na CCXP estão em busca de colecionar o que ganham nas experiências dos estandes, se tornando uma verdadeira caça ao tesouro por pins, pôsteres, canecas, entre outros itens.
À medida que você conversa com quem espera na fila de entrada, algo que fizemos na quinta e no sábado, fica claro que o desejo por conquistar um brinde está em primeiro lugar, do que entrar em um painel!
O Auditório principal e suas diferenças
Ao mesmo tempo, essa experiência não apenas focada nas novidades, fundamenta o fã que acompanha há muito tempo alguma produção. E o auditório Thunder deste ano, o maior da feira, comprovou isso.
Com três grandes estreias cinematográficas acontecendo (O Senhor dos Anéis: A Guerra de Rohirrim, O Auto da Compadecida 2 e Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa) e os estúdios presentes trazendo parte dos elencos de determinadas produções, a CCXP construiu uma dinâmica diferente, atrair quem há muito tempo acompanha algo para ver quem faz parte dessa história.
E os gritos pelos elencos de Yellowjackets, Ruptura, Invencível e Reacher deram o tom dos painéis, demonstrando que em sua maioria, os fãs presentes estavam mais preocupados em ver sua figura favorita no palco, do que necessariamente ver alguma coisa em primeira mão. Lógico que quando acontecia era a cereja do bolo.
Isso tornou certos momentos em grandes celebrações de carreira, como na presença de Sarah Michelle Gellar e Sandra Oh, que não esperavam a reação do público ao serem ovacionadas por suas trajetórias na cultura pop.
A primeira ficou atônita com o tanto de fãs que gritaram o seu nome, e conhecem seus outros trabalhos. Já Oh, caiu em lágrimas ao ver que todas aqueles presentes estavam dispostos a ficar minutos gritando o seu nome. Sim, o fã brasileiro sabe como aquecer as coisas!
Ou seja, os painéis ainda são o receptáculo de conteúdos inéditos, mas que agora agregam quem também possui um vasto repertório ao longo dos anos. E este é um grande acerto quando bem apresentado.
Em edições como as de 2017 e 2018, isso já havia sido feito, mas por conta dos grandes anúncios de Marvel e DC, esses painéis acabavam sendo ofuscados. Agora, com a ausência de estúdios enormes e seus filmes-evento, fãs com maior afinco estão ganhando espaço no auditório principal da CCXP.
Uma CCXP mais jovem e com carrinhos de bebê
Enquanto estrutura de feira e painéis ganha suas mudanças, o público agora também chega com novos “acessórios”. Além das tradicionais camisetas de filmes, séries, animes e jogos, a mochila para carregar o que é necessário, encontramos bolsas maiores e carrinhos de bebê.
Sim, a geração que começou jovem vindo na CCXP de 2014, agora é pai, mãe, tio, tia, padrinho, madrinha, enfim, está trazendo consigo uma nova geração, entre 8 à 12 anos de idade.
E para essa galerinha que está começando a ficar deslumbrada pelo que acontece, a experiência também se torna outra. Tanto que em modo de organização, a CCXP tem acertado em seu controle de entrada, assim como nos corredores, mais amplos, que com uma acessibilidade maior. De igual modo, essa geração que agora assume famílias e traz os seus rebentos, busca sentir-se confortável, mesmo estando em meio à 200 mil pessoas.
Com isso, estandes como os da Nintendo, XBox, Sonic 3, Bob Esponja, ficaram abarrotados de crianças. Que já consomem os produtos e produções, ou que estão também em busca do brinde para levar para casa.
Sim, a CCXP está se tornando cada vez mais jovem, graças a geração anterior que agora assume novos papéis!
Problemas ainda existem
Obviamente que situações adversas irão ocorrer, mas seria fantasioso demais pensar que um evento com quase 300 mil pessoas circulando não fosse ter algum tipo de problema.
Apesar das filas estarem melhor organizadas e distribuídas em relação aos anos anteriores, se faz necessário um cuidado maior com quem possui mobilidade reduzida, ao mesmo tempo que o “Transfer”, poderia retornar as proximidades de Jabaquara, terminal mais utilizado para locomoção em dias de feira.
Outro ponto, a cada ano que passa se torna mais inviável fazer qualquer tipo de refeição dentro da feira. Preços em torno de 50 e 100 reais por “combos” abaixo do que compramos em um shopping no dia a dia, se tornam um tanto abusivos se compararmos. De igual modo, pontos de água, e sua distribuição, deveriam ser revistos para melhor atender quem frequenta os quatro dias da CCXP!
Sim, a CCXP mudou!
A CCXP 2024 demonstrou uma mudança na formato, e nas dinâmicas e na organização do maior evento de cultura pop do Brasil. E está tudo bem isso acontecer.
Às “viúvas” de Netflix e Disney, podem acalmar o coração, que mesmo sem a presença desses gigantes do entretenimento, a feira soube entregar muito conteúdo e diversão, sem precisar de Tudum e Mickey, que muitas vezes ocupavam espaços apenas com cenários para tirar foto!
Tais mudanças refletem um público cada vez mais jovem, que está assumindo novos papéis e que não possui apenas o foco nos painéis, a experiência então tem se tornado para o todo da feira, e como num todo, cada um, dentro do seu nicho favorito, encontra formas diferentes de aproveitar.
Logo, a CCXP promete o épico, e ela consegue entregar em experiências que são cada vez mais individuais, mesmo aqueles que ainda torcem o nariz, acabam querendo ou não, tirando proveito de algum modo.
Ou seja, o nerd reclama, mas vai. O produtor de conteúdo desdenha, mas “quer comprar”. E o público continua gritando, ganhando seus brindes e levando quem pode para desfrutar do épico da cultura pop em algum momento lá no São Paulo Expo.
E como foi dito: A CCXP está mudando, e tá tudo bem!
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